"Eu escrevo porque isso me deixa feliz. Narrar uma historia para ser lida por pessoas que nunca ouviram falar de você, dos seus projetos e das suas convicções pessoais é o desafio que me provoca para transformar a ideia em um romance fantástico."
(Roberto Miranda, Dezembro, 2012)
ROBERTO MIRANDA 386 Oficial
ESCURIDÃO ABSOLUTA
Escuridão Absoluta é uma aventura feita para fãs de ficção científica.
A história narra um evento cósmico impossível de acontecer, cuja ideia geral nasceu em 1978, no conto: Loma e Cassia dos Confins do Cosmo, utilizado na participação de concursos de contos.
Em 1982 escrevi o primeiro rascunho em caderno brochura, quando o livro só refletia a simulação de um Universo interativo, e, até eu chegar no formato final, tive de enfrentar dificuldades pessoais geradas pela dislexia que se manifestou depois de 1998.
Nesse meio tempo, novas descobertas da astronomia surgiram para sustentar algumas teses científicas defendidas na trama, elaboradas após ler os artigos dos cientistas Marcelo Gleiser e Alex Fillipenko.
Todo o conceito do fenômeno que chamo de Matador de Estrelas é complexo e inexistia até o fim do século XX. Li sobre o Fim do Universo nas HQs, mas, na ciência, havia a incerteza do quão próximo à realidade poderíamos imaginar chegar.
Em 2011, a saga entrou em produção editorial e pensei em mudar tudo por do aspecto da trama ter alguma semelhança com novas produções televisivas. E revisando velhas anotações vi o grifo no trecho em que pretendia incorporar a Lenda Caiapó numa futura adaptação.
O livro em si não trata desta lenda, contudo, a aplicação dela no contexto da trama veio dar a explicação para a existência do Matador de Estrelas.
Desta maneira a historia ganhou profundidade e, em 2016, conclui o trecho onde incluo minha versão alienígena: o Bep-Ko, e o povo do buraco, com dialeto e aspectos da cultura selvagem, sem usar palavrões ou gírias.
Por causa da dislexia eu precisei adotar métodos de revisão com recursos da internet, o que me forçou a reescrever 150 vezes desde o princípio e a introduzir o que viria a completar tudo com a dramatização de uma lenda pouco conhecida do publico.
O conceito final influenciou o feitio da capa de cada volume e no ano de 2018 comecei a desenhar intuitivamente.
Com a versão estendida eu conclui um lindo conto de aventura com direito à amores perdidos e batalhas audaciosas .
Por essa razão eu acredito ter apresentado Escuridão Absoluta como sendo um projeto criativo e envolvente, de prender a atenção do público até a ultima linha.
Um buraco furou o chão do céu e levou para o interior do abismo todo o povo que morava com a irmã-sol. Um velho do cosmo, em traje estranho, os salvou da escuridão absoluta, porém não teve como os mandar de volta.
adaptação livre da lenda dos mebengocres
Tudo o que existe nos pertence. E quem me jura lealdade governará acima de qualquer lei e terá a escravidão do povo para sempre. Em caso de alguém do povo se opor à minha lei este apenas encontrará redenção na morte.
comando de guerra - Imperador Barzov